Aula 3
O planejamento curricular no Ensino Fundamental – anos finais
COMO O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁ ORGANIZADO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?
Nos anos finais do Ensino Fundamental, as modificações no corpo, decorrentes da puberdade, os novos espaços de socialização dos adolescentes e seu envolvimento com as culturas juvenis torna as questões do corpo e da cultura corporal relevantes para a formação dos alunos.
O compromisso da BNCC em promover processos educativos sintonizados com as necessidades e interesses dos alunos, em uma visão de educação integral, abre espaço para que as práticas corporais sejam objetos de conhecimento privilegiados para mobilizar e integrar novos conhecimentos sobre si e sobre o mundo, aproveitando que nessa fase os alunos estão ampliando suas possibilidades de interpretação e análise da realidade.
Nessa fase, os alunos passam a interagir com docentes especialistas nas diferentes disciplinas, e essa nova configuração da escola traz novos desafios para a rotina de estudos e riscos de fragmentação e descontextualização dos conhecimentos, tornando mais complexa a tarefa de dar sentido ao trabalho escolar. Nessa fase de escolarização os alunos vão desenvolver maior capacidade de abstração e de acessar diferentes fontes de informação. Essas características também permitem maior aprofundamento no estudo das práticas corporais na escola.
Os diferentes ritmos de ingresso na puberdade afetam a construção das subjetividades durante o ensino fundamental. Nas aulas de Educação Física esse corpo em transformação, carregado de significados culturais estará mais exposto. Entrarão em jogo questões de gênero e sexualidade, a construção da autoimagem e da autoestima, e por isso o professor deve estar atento aos modos particulares de cada turma, e de como cada menino e menina estão vivendo esse processo. Abordar abertamente essas questões, escutar ativamente as suas necessidades e curiosidades sobre o próprio corpo é tarefa importante do professor de Educação Física.
A compreensão da dimensão cultural do objeto de estudo da Educação Física e as especificidades da linguagem corporal e seu papel na formação dos estudantes de forma integrada ao trabalho com as demais linguagens amplia o papel das aulas de Educação Física na formação dos alunos do Ensino Fundamental, pois ela deixa de tratar apenas a dimensão física das práticas corporais para integrar o desenvolvimento das competências gerais da BNCC e da área de linguagens.
As habilidades da BNCC no componente Educação Física para os anos finais do ensino fundamental estão organizadas em dois blocos: habilidades a serem desenvolvidas no sexto e sétimo anos e habilidades para o oitavo e nono anos.
As temáticas dessa fase são:
OBJETOS DE CONHECIMENTO
UNIDADES TEMÁTICAS
6º E 7º ANOS
8º E 9º ANOS
Brincadeiras e jogos
Jogos eletrônicos
Esportes
Esportes de marca
Esportes de precisão
Esportes de invasão
Esportes técnico-combinatórios
Esportes de rede/parede
Esportes de campo e taco
Esportes de invasão
Esportes de combate
Ginásticas
Ginástica de condicionamento físico
Ginástica de condicionamento físico
Ginástica de conscientização corporal
Danças
Danças urbanas
Danças de salão
Lutas
Lutas do Brasil
Lutas do mundo
Práticas corporais de aventura
Práticas corporais de aventura urbanas
Práticas corporais de aventura na natureza
Os currículos dos Estados e Municípios podem definir quais modalidades devem ser abordadas em cada unidade temática, dependendo da realidade local e da flexibilidade de escolha dos professores nas suas escolas. Vamos ver um exemplo:
Sexto ano
Sétimo ano
Jogos eletrônicos
Atletismo (esporte de marca)
Golfe (esporte de precisão)
Basquetebol (esporte de invasão)
Ginástica artística (esporte técnico-combinatório)
Ciclismo (esporte de marca)
Bocha (esporte de precisão)
Futebol (esporte de invasão)
Ginástica rítmica (esporte técnico combinatório)
Treinamento funcional
Treinamento resistido
Break
Funk
Capoeira
Lutas indígenas
Skate
Parkour
Ao tematizar as práticas, elas podem e devem ser ajustadas ao contexto escolar. Não há necessidade e nem indicação que sejam vivenciadas com equipamentos, materiais, regras e espaços “oficiais”. O importante é garantir que, por meio da experimentação, apropriação, uso e análise os alunos possam compreender as práticas corporais no contexto cultural.
Em relação aos anos iniciais, o trabalho com as práticas corporais, nas diferentes unidades temáticas ganha novos conteúdos conectados às culturas juvenis, às práticas de outras culturas e a abordagem de temáticas sociais como preconceitos, estereótipos, questões de gênero, etnia e as relações entre saúde e práticas corporais, analisadas de modos mais críticos e reflexivos.
Para exemplificar as aprendizagens em jogo nas aulas de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental vamos ver as habilidades previstas para o oitavo e nonos anos na unidade temática de ginásticas.
(EF89EF07) Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.
Experimentar e fruir diferentes possibilidade de desenvolvimento do treinamento de corrida com objetivos de lazer, saúde e qualidade de vida.
Conhecer instrumentos de avaliação das capacidades físicas que orientam a prescrição do treinamento de corrida.
Experimentar e fruir de programa de treinamento resistido visando desenvolvimento de resistência muscular e força.
Conhecer os princípios de treinamento que devem ser considerados para individualizar o trabalho com treinamento resistido.
(EF89EF08) Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.).
Pesquisar e discutir os objetivos do envolvimento de pessoas da comunidade em treinamento de corrida e o papel da mídia da divulgação dessa modalidade de treinamento físico.
Discutir os padrões de beleza associados ao volume muscular em homens e mulheres e suas consequências para a autoimagem de seus praticantes.
(EF89EF09) Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.
Conhecer os riscos e cuidados para minimizar lesões na prática de corrida.
Discutir o uso de suplementos alimentares por praticantes de corrida de rua.
Problematizar o uso de anabolizantes e suplementos alimentares na prática de treinamento resistido.
(EF89EF10) Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos.
Experimentar e fruir de práticas de liberação miofascial adotadas por praticantes de corrida.
Experimentar e fruir a prática do pilates.
(EF89EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
Compreender o papel do desenvolvimento da consciência corporal na preparação adequada para o treinamento de corrida.
Identificar o desenvolvimento de força e resistência muscular no pilates.
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