Campos de experiência
e a implantação do currículo de Educação Física na Educação Infantil
OBJETIVOS DO MÓDULO
Módulo 1
Vamos discutir como as aulas de Educação Física se integram à proposta de campos de experiência na Educação Infantil.
Neste módulo vamos compreender a concepção de trabalho, os fundamentos pedagógicos e a proposta de organização curricular da Educação Física na Educação Infantil.
Vamos também orientar como utilizar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como documento orientador do currículo e do planejamento escolar das aulas de Educação Física na Educação Infantil.
A BNCC organiza as aprendizagens das crianças da Educação Infantil em cinco campos de experiência:
1. O eu, o outro e o nós – envolve a interação, as relações sociais;
2. Corpo, gestos e movimentos – abarca o uso do corpo, dos gestos e movimentos em situações significativas e lúdicas.
3. Traços, sons, cores e formas – envolve a apreciação e produção de diferentes manifestações artísticas: artes visuais, música, teatro, dança e audiovisual.
4. Escuta, fala, pensamento e imaginação – envolve o uso da linguagem em situações comunicativas variadas e como recurso de pensamento e apropriação da língua materna.
5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – envolve experiências com fenômenos naturais, socioculturais e conhecimentos físicos.
Portanto, nesse módulo, vamos compreender como estruturar as aulas de Educação Física, de modo a garantir aprendizagens específicas do campo de experiência corpo, gestos e movimentos, sem perder de vista suas conexões com os demais campos de experiência.
Vamos discutir o que muda no planejamento das aulas de Educação Física e de outros tempos e espaços do currículo, como as situações de brincar, quando compreendemos a criança pequena como ser observador, questionador, capaz de criar hipóteses, julgamentos, assimilar valores e construir conhecimentos de forma ativa e protagonista.
Aula 1
Pontos de partida da BNCC para boas práticas no campo de experiências corpo, gestos e movimentos
Desde a Constituição de 1988, a educação das crianças pequenas em creches (0 a 3 anos) e pré-escolas (4 a 5 anos) é um direito das crianças. Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases Nacionais da Educação incorporou a Educação Infantil à Educação Básica. A partir daí, documentos como o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (BRASIL, 1998) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) buscaram orientar a elaboração de currículos, projetos pedagógicos e planejamentos dos professores e professoras.
A formulação da Base Nacional Comum Curricular (2017) segue esse caminho e define 6 direitos de aprendizagem, trazendo uma concepção de criança como ser observador, questionador, capaz de criar hipóteses, julgamentos, assimilar valores e construir conhecimentos de forma ativa e protagonista na interação cultural.
Vamos ver quais são direitos de aprendizagem das crianças na Educação Infantil e como se relacionam com o trabalho no campo de experiências corpo, gestos e movimentos?
Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
Nas crianças pequenas o conhecimento de si nasce da percepção do próprio corpo, dos espaços que ele ocupa. Suas interações sociais primeiro se estabelecem pela linguagem corporal e as crianças vão construindo, ao longo da primeira infância sua identidade e diferenciação com o outro por meio das experiências corporais.
Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
A cultura corporal da infância é repleta de brincadeiras que compõem a identidade cultural das crianças e favorecem aprendizagens nas diferentes dimensões do desenvolvimento infantil.
Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
Contemplar esse direito envolve criar oportunidades para que as crianças sejam ativas nos modos de realizar ações e pensar o corpo. Trata-se de prover estratégias de trabalho participativas, que envolvam as crianças de corpo inteiro.
Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
Para o campo de experiências com corpo, gestos e movimentos vale pensar na diversidade de possibilidades de explorar movimentos, gestos. Não se trata de executar movimentos dirigidos pelo(a) professor(a) mas de abrir novas possibilidades gestuais sempre contextualizadas na experiência cultural e nos processos de auto conhecimento das crianças.
Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
Na primeira infância, a linguagem corporal é a primeira forma de expressão que vai se constituindo e se aperfeiçoando conforme outras linguagens se desenvolvem.
Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
As primeiras formas de auto conhecimento das crianças pequenas envolvem as experiências com corpo, gestos e movimentos.
Como a BNCC define o campo de experiências corpo, gestos e movimentos?
“Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade. Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas se comunicam e se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem. As crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e movimentos, identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade física. Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha centralidade, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a submissão. Assim, a instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.). ”
Esse modo de compreender a importância do corpo, dos gestos e movimentos no currículo da Educação Infantil vai muito além de fazer “ginástica” ou treinar “movimentos”, como foram, antigamente, as aulas de Educação Física Infantil. Envolve o amplo significado que a corporeidade e a motricidade têm durante os primeiros anos do desenvolvimento humano.
A BNCC define mais 4 campos de experiência que devem ser trabalhados de forma integrada, superando a perspectiva transmissiva e disciplinar do currículo.
eu, o outro e o nós
01. Campo que envolve a interação, as relações sociais com adultos e crianças .
Traços, sons, cores e formas
02. Campo que envolve o contato com diferentes manifestações artísticas como as artes visuais ( pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras e que envolve experiências estéticas de apreciação e produção.
Escuta, fala, pensamento e imaginação
03. Campo que envolve o uso da linguagem em situações comunicativas variadas e como recurso de pensamento e apropriação da língua materna. Envolve o trabalho com histórias, contos, poemas, cordéis, livros, com diferentes gêneros literários.
Espaços, tempos, quantidades, relações e tranformaçoes
04. Campo que envolve experiências com fenômenos naturais, socioculturais e conhecimentos fisícos.
Na primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeiras), devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.
Conviver
Brincar
Participar
Explorar
Expressar
Conhecer-se
O trabalho no campo de experiências corpo, gestos e movimentos deve garantir os direitos de aprendizagem definidos na BNCC.
Considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a BNCC estabele cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver.
O trabalho no campo de experiências de corpo, gestos e movimentos deve ser desenvolvido pelo professor de Educação Física e pela professora pedagoga, garantindo o alcance dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de cada faixa etária, mas de forma integrada ao trabalho com os demais campos.
(Além de atividades estruturadas em tempos específicos do currículo (aulas de Educação Física, ministradas pelo professor especialista ou pela professora pedagoga) é preciso garantir experiências de corpo, gestos e movimentos em situações de brincadeiras, cuidados e projetos integrados).
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Em cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos por faixa etária.
CRECHE
PRÉ-ESCOLA
Bebês
(zero a 1 ano e 6 meses)
Nessa faixa etária, o campo corpo, gestos e movimentos está ainda mais integrado às demais experiências de desenvolvimento das crianças, pois elas pensam e se expressam com o corpo e os movimentos. O conhecimento de si, do mundo dos objetos, as interações sociais acontecem pelo movimento.
Crianças bem pequenas
(1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
Nessa faixa etária, o crescente desenvolvimento da linguagem verbal e do pensamento simbólico permite que as experiências de corpo, gestos e movimentos se conectem com a ampliação do repertório de brincadeiras e das possibilidades de interação social das crianças.
Crianças pequenas
(4 anos a 5 anos e 11 meses)
Na última etapa da educação infantil, o trabalho com corpo, gestos e movimentos favorece o desenvolvimento das interações sociais, do trabalho em grupo, da construção de regras e brincadeiras coletivas.
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SEU PROGRESSO NO CURSO