A integração entre educar e cuidar é uma das premissas do currículo da Educação Infantil segundo a BNCC.
No campo de experiências corpo, gestos e movimentos aparecem diversos objetivos de aprendizagem que visam apoiar as crianças a cuidarem do próprio corpo. Aos (as) professores(as) cabe planejar intencionalmente ações nesse sentido.
Bebês
(zero a 1 ano e 6 meses)
(EI01CG04)
Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
Segundo a BNCC, os bebês aprendem a cuidar de si na interação com os adultos, isso significa que as ações de cuidar como trocar fraldas e roupas, alimentar as crianças, pegar no colo, acalentar precisam acontecer em contextos lúdicos, de diálogo ativo do adulto com as crianças. Cantar uma música, brincar de fazer caretas, bater palmas, emitir sons enquanto troca a crianças são ações do adulto que enriquecem as experiências gestuais e perceptivas das crianças. Orientá-las e ajuda-las a utilizar os objetos do cotidiano como segurar a mamadeira, usar os talheres, segurar os copos também são ações pedagógicas no campo do corpo, gestos e movimentos.
Crianças bem pequenas
(1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
(EI02CG04)
Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
No artigo Do meu nariz cuido eu – Como educar para os cuidados pessoais num ambiente coletivo de autora de Elza Corsi, você encontra um exemplo de como envolver as crianças nos cuidados com o corpo. Olhar-se no espelho e perceber a necessidade de limpar o nariz, aprender a fazer isso sozinha são pequenas ações que significam muito para o desenvolvimento da autonomia das crianças. Elas passam a assumir o próprio cuidado com apoio dos(as) professores(as). Lavar as mãos, beber água, cuidar da segurança do próprio corpo e dos colegas nas brincadeiras corporais podem ser objetos de aprendizagem muito ricos no âmbito do cuidar.
Publicado na Revista Avisa lá Abril de 2002. Disponível em:
Crianças pequenas
(4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI02CG04)
Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
O domínio de gestos como pentear os cabelos, calçar e amarrar os sapatos, vestir-se, servir-se nos momentos de alimentação fornecem às crianças progressiva independência e autoconfiança. Ao(a) professor (a) cabe transformar essas ações em momentos de aprendizagem intencional. Pode parecer mais fácil fazer os movimentos pelas crianças, especialmente quando a rotina de cuidados é apressada, mas estimular as crianças a se interessarem em descobrir e aperfeiçoar esses gestos é muito mais significativo para seus processos de desenvolvimento.
.
SEU PROGRESSO NO CURSO