BNCC na prática: do currículo à sala de aula
Desvendando as diretrizes para a Educação Física
Seja bem-vindo ao curso!
O que é a BNCC para Educação Física?
A Base Nacional Comum Curricular define as aprendizagens essenciais que devem ser garantidas ao longo do processo de escolarização dos estudantes brasileiros.
A Educação Física, assim como os demais componentes do currículo escolar, deve comprometer-se com o desenvolvimento pleno dos estudantes e, por meio de sua especificidade, promover o desenvolvimento das dez competências gerais previstas na BNCC.
Para alcançar esse objetivo, as aulas de Educação Física ganham novos contornos, competências e habilidades específicas que devem orientar os currículos das redes de ensino e o planejamento de aulas dos professores.
Nesse curso, você terá a oportunidade de compreender a concepção de trabalho, os fundamentos pedagógicos e a proposta de organização curricular da Educação Física na Educação Infantil, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a partir da BNCC.
O curso foi pensado para atender professores especialistas em Educação Física, professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, coordenadores pedagógicos e profissionais das Secretarias de Educação responsáveis pelo currículo e pela formação continuada na área de Educação Física.
Portanto, neste curso vamos refletir sobre as inovações que a BNCC traz e como assegurá-las no dia-a-dia das aulas de Educação Física.
Vamos lá!
OBJETIVOS DO CURSO
Módulo 1
Vamos discutir como as aulas de Educação Física se integram à proposta de campos de experiência na Educação Infantil.
Neste módulo vamos compreender a concepção de trabalho, os fundamentos pedagógicos e a proposta de organização curricular da Educação Física na Educação Infantil.
Vamos também orientar como utilizar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como documento orientador do currículo e do planejamento escolar das aulas de Educação Física na Educação Infantil.
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Módulo 2
Vamos compreender as competências e habilidades específicas da Educação Física nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e como podem ser desenvolvidas nas unidades temáticas de jogos e brincadeiras, esportes, ginásticas, lutas e práticas corporais de aventura.
Aqui vamos compreender a Educação Física no Ensino Fundamental como componente curricular que tematiza as práticas corporais na perspectiva cultural.
Também vamos descrever as unidades temáticas sugeridas na BNCC e sua distribuição ao longo do Ensino Fundamental.
Além disso vamos refletir sobre como incorporar as dimensões de conhecimento das práticas corporais.
Módulo 3
Vamos situar a presença da Educação Física na área de linguagens no Ensino Médio, identificando, nas competências da área, a especificidade da Educação Física para o desenvolvimento pleno dos jovens.
Neste módulo vamos compreender a integração das aulas de Educação Física na área de linguagens.
Também vamos conhecer as aprendizagens essenciais que devem ser garantidas nas aulas de Educação Física do Ensino Médio a partir das competências da área de linguagens previstas na BNCC.
E por fim, iremos refletir sobre as possibilidades de formulação de itinerários formativos envolvendo aprendizagens da Educação Física na área de linguagens, segundo a BNCC.
O que é o Impulsiona?
Entendendo
o Impulsiona
Educação
Esportiva
A ideia central do Impulsiona é contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, capacitando educadores para incentivar a prática de novos esportes na escola, trabalhar as competências socioemocionais e fortalecer a cultura esportiva em cada comunidade escolar.
Saiba Mais
O Impulsiona é uma iniciativa do Instituto Península, uma organização social que atua nas áreas de Educação e Esporte para aprimorar a formação de professores, porque acredita que eles são a base para uma educação pública de qualidade.
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