Home
  • Módulo 1
    • Aula 1 - Pontos de partida da BNCC
    • Aula 2 - Atividades orientadas e o trabalho com corpo, gestos e movimentos
    • Aula 3 - Brincadeiras e o trabalho com corpo, gestos e movimentos
    • Aula 4 - Situações de cuidado e o trabalho com corpo, gestos e movimentos
    • Aula 5 - Projetos integrados e o trabalho com corpo, gestos e movimentos
  • Módulo 2
    • Aula 1 - A BNCC no ensino fundamental
    • Aula 2 - O Planejamento curricular no ensino fundamental – anos iniciais
    • Aula 3 - O Planejamento curricular no ensino fundamental – anos finais
    • Aula 4 - Dimensões de conhecimento e o trabalho com as práticas corporais
  • Módulo 3
    • Aula 1 - A BNCC no Ensino Médio
    • Aula 2 - As aulas de Educação Física no currículo do Ensino Médio
    • Aula 3 - Competências e habilidades nas aulas de educação física
    • Aula 4 - A Educação Física e os itinerários formativos no ensino médio

BNCC na prática: do currículo à sala de aula 

Desvendando as diretrizes para a Educação Física

Seja bem-vindo ao curso!

 

O que é a BNCC para Educação Física?

 

A Base Nacional Comum Curricular define as aprendizagens essenciais que devem ser garantidas ao longo do processo de escolarização dos estudantes brasileiros. 

 

A Educação Física, assim como os demais componentes do currículo escolar, deve comprometer-se com o desenvolvimento pleno dos estudantes e, por meio de sua especificidade, promover o desenvolvimento das dez competências gerais previstas na BNCC. 

 

Para alcançar esse objetivo, as aulas de Educação Física ganham novos contornos, competências e habilidades específicas que devem orientar os currículos das redes de ensino e o planejamento de aulas dos professores. 

 

Nesse curso, você terá a oportunidade de compreender a concepção de trabalho, os fundamentos pedagógicos e a proposta de organização curricular da Educação Física na Educação Infantil, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a partir da BNCC. 

 

O curso foi pensado para atender professores especialistas em Educação Física, professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, coordenadores pedagógicos e profissionais das Secretarias de Educação responsáveis pelo currículo e pela formação continuada na área de Educação Física.

 

Portanto, neste curso vamos refletir sobre as inovações que a BNCC traz e como assegurá-las no dia-a-dia das aulas de Educação Física.

 

 

Vamos lá!

OBJETIVOS DO CURSO

Módulo 1

Vamos discutir como as aulas de Educação Física se integram à proposta de campos de experiência na Educação Infantil.

 

 

 

 

Neste módulo vamos compreender a concepção de trabalho, os fundamentos pedagógicos e a proposta de organização curricular da Educação Física na Educação Infantil.

 

Vamos também orientar como utilizar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como documento orientador do currículo e do planejamento escolar das aulas de Educação Física na Educação Infantil.

.

Módulo 2

Vamos compreender as competências e habilidades específicas da Educação Física nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e como podem ser desenvolvidas nas unidades temáticas de jogos e brincadeiras, esportes, ginásticas, lutas e práticas corporais de aventura.

Aqui vamos compreender a Educação Física no Ensino Fundamental como componente curricular que tematiza as práticas corporais na perspectiva cultural.

 

Também vamos descrever as unidades temáticas sugeridas na BNCC e sua distribuição ao longo do Ensino Fundamental.

 

Além disso vamos refletir sobre como incorporar as dimensões de conhecimento  das práticas corporais.

Módulo 3

Vamos situar a presença da Educação Física na área de linguagens no Ensino Médio, identificando, nas competências da área, a especificidade da Educação Física para o desenvolvimento pleno dos jovens.

  

 

Neste módulo vamos compreender a integração das aulas de Educação Física na área de linguagens.

 

Também vamos conhecer as aprendizagens essenciais que devem ser garantidas nas aulas de Educação Física do Ensino Médio a partir das competências da área de linguagens previstas na BNCC.

 

E por fim, iremos refletir sobre as possibilidades de formulação de itinerários formativos envolvendo aprendizagens da Educação Física na área de linguagens, segundo a BNCC.

O que é o Impulsiona?

Entendendo

o Impulsiona

Educação

Esportiva

A ideia central do Impulsiona é contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, capacitando educadores para incentivar a prática de novos esportes na escola, trabalhar as competências socioemocionais e fortalecer a cultura esportiva em cada comunidade escolar.

Saiba Mais

O Impulsiona é uma iniciativa do Instituto Península, uma organização social que atua nas áreas de Educação e Esporte para aprimorar a formação de professores, porque acredita que eles são a base para uma educação pública de qualidade.

Acesse: www.institutopeninsula.org.br

SEU PROGRESSO NO CURSO 

Siga sua formação acessando o

Módulo 1 – Campos de experiência e a implantação do currículo de Educação Física na Educação Infantil