A integração das aulas de Educação Física à área de linguagens no currículo do Ensino Médio
OBJETIVOS DO MÓDULO
Módulo 3
Vamos situar a presença da Educação Física na área de linguagens no Ensino Médio, identificando, nas competências da área, a especificidade da Educação Física para o desenvolvimento pleno dos jovens.
Neste módulo vamos compreender a integração das aulas de Educação Física na área de linguagens.
Também vamos conhecer as aprendizagens essenciais que devem ser garantidas nas aulas de Educação Física do Ensino Médio a partir das competências da área de linguagens previstas na BNCC.
E por fim, iremos refletir sobre as possibilidades de formulação de itinerários formativos envolvendo aprendizagens da Educação Física na área de linguagens, segundo a BNCC.
No Ensino Médio, a proposta da área de linguagens, da qual a Educação Física é componente curricular obrigatório, prevê a ampliação da autonomia, do protagonismo e da autoria dos estudantes na apreciação e produção das diferentes linguagens.
À Educação Física cabe o trabalho com a linguagem corporal, seus usos e significados em abordagens capazes de permitir aos jovens formarem-se como sujeitos, críticos, criativos e reflexivos no uso, apreciação e produção das práticas corporais.
Essa perspectiva traz novos desafios para o currículo de Educação Física no Ensino Médio, pois os professores precisam reconhecer as especificidades da Educação Física no conjunto de competências e habilidades da área, bem como as mudanças metodológicas e de conteúdo que a BNCC traz para a Educação Física no Ensino Médio.
Nesse módulo vamos discutir como estruturar as aulas de Educação Física no Ensino Médio de forma a garantir o trabalho em área sem perder de vista as especificidades do componente.
Aula 1
A BNCC no Ensino Médio
QUAIS OS PONTOS DE PARTIDA DA BNCC PARA BOAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO?
O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica. Representa o momento de máximo no desenvolvimento de competências gerais definidas na BNCC.
Ao longo dos três ou quatro anos dessa etapa da Educação Básica, os alunos deverão ter a oportunidade de se desenvolver em três grandes áreas:
1. A preparação básica para o trabalho e a cidadania;
2. O aprimoramento como pessoa humana e;
3. A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos.
A BNCC define um conjunto de finalidades que devem orientar o currículo e o planejamento docente nesses âmbitos. Nós organizamos, a seguir, possíveis finalidades das aulas de Educação Física dentro de cada um deles.
Preparação básica para o trabalho e a cidadania
Discutir os contextos de produção histórico-cultural das práticas corporais e suas relações com o lazer e como o trabalho.
Discutir a inserção das práticas corporais no lazer e suas relações com a organização do trabalho e da produção.
Conhecer as possibilidades de empreender e trabalhar na área de Educação Física.
Aprimoramento como pessoa humana
Desenvolver consciência corporal.
Perceber as relações entre estados emocionais e corporais.
Reconhecer as práticas corporais de diferentes grupos étnico-raciais que compõem a cultura brasileira.
Solucionar conflitos e diferenças de opinião nas práticas corporais de forma não violenta.
Combater estereótipos, discriminações e violações de direitos de pessoas ou grupos sociais nas práticas corporais
Participar politica e socialmente na garantia de direitos relacionados às práticas corporais.
Vivenciar as práticas corporais a partir de valores democráticos.
Vivenciar práticas corporais de forma livre, justa, solidária e cooperativa.
Compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos
Conhecer e utilizar os conhecimentos científicos para compreender as práticas corporais.
Apropriar-se de estratégias de pesquisa e de uso das tecnologias digitais para continuar aprendendo e produzindo conhecimentos acerca das práticas corporais.
Segundo a BNCC, para atingir seus objetivos, os currículos do Ensino Médio precisam estar sintonizados com os jovens e os desafios da sociedade contemporânea, superar a fragmentação disciplinar, a falta de sentido do currículo escolar e construir abordagens pedagógicas que estimulem a aplicação dos conhecimentos à vida real, valorizando o protagonismo dos alunos. Esses princípios também devem estar presentes nas aulas de Educação Física.
Portanto, no Ensino Médio, os alunos deverão ter a oportunidade de refletir sobre as práticas corporais em seus projetos de vida, e mais importante do que dominar mais técnicas esportivas, como normalmente ocorre no currículo de Educação Física no Ensino Médio, é fundamental que os alunos reconheçam as práticas corporais como modos de expressão pessoal, com sentido para a vida ativa, solidária e cidadã.
Estudos têm demostrado que o Ensino Médio tem sido a etapa da Educação Básica na qual os alunos mais se distanciam das aulas de Educação Física. A repetição de conteúdos esportivos, a falta de conexão das aulas com as experiências corporais das culturas juvenis, a preocupação com o futuro leva os jovens a se desinteressarem pelas aulas. Por isso, assim como os demais componentes do currículo, as aulas de Educação Física devem incorporar o diálogo e participação dos alunos.
SEU PROGRESSO NO CURSO