A BNCC , ao trazer para a Educação Infantil os campos de experiência, procura superar a visão disciplinar e fragmentada do currículo, se encaixando perfeitamente com a globalidade das aprendizagens e do desenvolvimento humano na primeira infância.
Ao interagir com objetos, construindo habilidades manuais, as crianças também constroem conhecimentos sobre as propriedades físicas dos objetos e quais relações podem estabelecer com e entre eles. Aprendem quando e como puxar, empurrar, chegar perto, se afastar, colocam os objetos em relação, comparam, classificam.
Segundo Piaget, essa exploração sensório-motora permite a construção de categorias da inteligência prática que serão fundamentais para o desenvolvimento do pensamento lógico. Vejamos alguns deles na faixa etária de 5 anos a 5 anos e 11 meses).
Campo de experiências espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Um projeto integrado envolvendo o campo de experiências corpo, gestos e movimentos e o campo espaços, tempos quantidades, relações e transformações pode envolver a exploração de bolas de diferentes tamanhos e pesos, a construção de uma coleção de bolas.
Durante o processo as crianças serão convidadas a comparar tamanhos, pesos, formas, tipo de material. Poderão pesquisar bolas criadas em diferentes culturas, construir esses materiais. Fazer medidas de peso, distância. Levantar hipóteses sobre porque uma bola quica mais que a outra, ou porque esportes diferentes exigem bolas diferentes.
Tudo isso explorando os movimentos que cada tipo de bola convida a fazer, criando jogos e brincadeiras com a mediação dos professores. No final podem organizar uma exposição dos trabalhos para as famílias, convidá-las a explorar jogos e brincadeiras com bola. Esse é apenas um exemplo dentro de tantas outras possibilidades que a BNCC convida os professores a desenvolver.
Olhar atentamente para os campos de experiências e procurar conexões entre seus objetivos de aprendizagem para pensar projetos e atividades integradas é uma tarefa fundamental dos professores durante o planejamento escolar na Educação Infantil.
Vejamos outro exemplo agora pensando na integração com o campo de experiências traços, sons, cores e formas. Alguns objetivos de aprendizagem que se conectam com objetivos do campo de corpo, gestos e movimentos são:
Campo de experiências traços, sons, cores e formas.
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
.
(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
Campos de experiências corpo, gestos e movimentos.
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
Esses objetivos de aprendizagem referem-se muito mais à dimensão expressiva e rítmica do currículo do campo de experiências corpo, gestos e movimentos, por isso essa conexão com o campo mais ligado às atividades artísticas.
A dimensão expressiva do movimento foi bastante explorada nas produções de Henri Wallon, um psicólogo francês contemporâneo de Piaget. Wallon não dissocia a motricidade do funcionamento da pessoa como um todo. A psicogênese da motricidade se confunde com a psicogênese da pessoa.
O autor argumenta que o movimento tem uma função cinética e uma função expressiva, ligada às emoções e percepções do próprio corpo. Na Educação Infantil, as brincadeiras com sons, dança, expressão corporal e encenação trabalham essa dimensão e favorecem o desenvolvimento corporal, do pensamento e da afetividade.
Planejar atividades integrando os objetivos de aprendizagens explicitados nos dois campos descritos acima favorece ainda mais a riqueza de experiências das crianças. Nossa cultura popular está repleta de brinquedos sonoros, cantigas, brincadeiras de roda, músicas populares, eruditas que podem inspirar esse trabalho.
Psicogênese: Origem e desenvolvimento dos processos cognitivos e psicológicos; psicogenia. Michaelis - Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa (2019)
Relembrando
Neste módulo você viu:
Pelo movimento a criança conhece mais sobre si mesma e sobre o outro, aprende a se relacionar, conhece o mundo dos objetos. O movimento é parte integrante da construção da autonomia e identidade, pois para a criança, o autoconhecimento envolve, num primeiro momento, a gestualidade.
Essa vivência de ações motoras possibilita que criança também interaja com a cultura, seja para dominar o uso dos diferentes objetos que a espécie humana desenvolveu, seja para usufruir de atividades lúdicas e de lazer, como jogos e brincadeiras.
As variações de postura e posições do corpo, a possibilidade de movimentar-se pela sala, fazer experiências, expressar-se, por isso é tão importante que os(as) professores(as) da educação infantil planejem atividades orientadas, brincadeiras, situações de cuidado e projetos integrados que considerem os objetivos de desenvolvimento e aprendizagem definidos na BNCC para o campo de experiências corpo, gestos e movimentos.
Parabéns!
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