Aula 2
As habilidades na BNCC
A BNCC define que as habilidades correspondem às aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica. A organização da Base Nacional Comum Curricular traz como modelo: unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades. Veja exemplo do 1º e 2º anos, abaixo.
Educação Física - 1º e 2º anos
Unidades Temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Brincadeiras e jogos
Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional
(EF12EFO1) Experimentar, fluir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas
(EF12EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral, e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional , reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.
(EF12EFO3) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.
(EF12EFO4) Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.
Esportes
Esportes de marca
Esportes de precisão
(EF12EFO5) Experimentar e fluir , prezando pelo trabalho coletivo e pela protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.
(EF12EFO6) Discutir a importância da observação das normas das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própia e as dos demais participantes.
O trabalho do professor deve ter foco nas habilidades, que são as aprendizagens essenciais para se desenvolver as competências gerais sobre a quais falaremos nessa aula. No desenvolvimento dos currículos e dos planos de aula é importante que os professores saibam a constituição das habilidades e como produzi-las.
Os currículos e, portanto, os planos de aula devem trabalhar com as habilidades da BNCC numa lógica de contextualização, complementação e aprofundamento.
Uma habilidade é constituída por três elementos:
Habilidade
Processo cognitivo
Objeto de conhecimento
Modificador
Observe a descrição da composição da habilidade e como isso se materializa numa habilidade proposta para os 6º e 7 º anos.
Processo cognitivo: é expresso por um verbo e caracteriza a aquisição, a organização e a utilização do conhecimento.
(EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
O objeto do conhecimento: é o complemento dos verbos que já estão definidos na BNCC.
(EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Modificadores dos verbos ou do complemento dos verbos: descrevem o contexto ou uma maior especificação das aprendizagens esperadas.
(EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Numa elaboração de habilidade o professor deve considerar esses três elementos, questionando-se:
Qual o processo cognitivo irei utilizar?
É importante ressaltar que o processo cognitivo da BNCC segue uma orientação baseada na taxonomia de Bloom. Não cabe aqui discutirmos sobre taxonomia, apenas observarmos e compreendermos o contexto que foi considerado para a elaboração da BNCC. Numa taxonomia tem-se a organização hierárquica de objetivos educacionais. Veja modelo abaixo:
Avaliar
Sintetizar
Analisar
Aplicar
Compreender
Conhecer
A organização dos objetivos educacionais nessa lógica significa dizer que um aluno só pode compreender depois de conhecer. Que ele só pode aplicar se tiver compreendido e, portanto, se conhecer, e assim por diante.
Portanto, quando escolher o verbo a ser utilizado para construir uma habilidade, devemos considerar em que nível de conhecimento o aluno está.
Exemplificando
Utilizaremos como modelo uma habilidade proposta para o 1º e 2º anos:
(EF12EF05) Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.
Supondo que você julgue interessante produzir uma habilidade que seja mais específica do que a que a BNCC propõe. Por exemplo, os alunos devem identificar a presença dos elementos comuns dos esportes de marca nas modalidades de corrida do atletismo.
Na elaboração do currículo é possível criar habilidades ou dividir habilidades que julgar complexas, além de ampliar, contextualizar e aprofundar as habilidades propostas. Porém, todas as habilidades propostas devem ser desenvolvidas visto que são aprendizagens essenciais.
Em primeiro lugar iremos escolher o processo cognitivo.
Para isso você deve se perguntar: os alunos já conhecem as corridas que compõe as provas de atletismo? Já compreendem como são as regras e características das corridas? Conseguem aplicar esse conhecimento, por exemplo, criando provas com essas características? E assim por diante. Repare que estamos “subindo” na escala hierárquica de objetivos educacionais.
Apontar
Arrolar
Definir
Enunciar
Inscrever
Marcar
Recordar
Registar
Relatar
Repetir
Sublinhar
Nomear
Descrever
Discutir
Esclarecer
Examinar
Explicar
Expressar
Identificar
Localizar
Narrar
Reafirmar
Traduzir
Transcrever
Aplicar
Demonstrar
Dramatizar
Empregar
Ilustrar
Interpretar
Inventariar
Manipular
Praticar
Traçar
Usar
Analisar
Calcular
Classificar
Comparar
Contrastar
Criticar
Debater
Diferenciar
Distinguir
Examinar
Provar
Investigar
Organizar
Armar
Articular
Compor
Constituir
Coordenar
Criar
Dirigir
Reunir
Formular
Organizar
Planejar
Prestar
Propor
Esquematizar
Ajuizar
Apreciar
Avaliar
Eliminar
Escolher
Estimar
Julgar
Ordenar
Preferir
Selecionar
Taxar
Validar
Valorizar
“adptado de Jonhson e Jonhson, S.R.
Vamos considerar que este é o primeiro contato dos alunos com esse assunto. Podemos utilizar um verbo de objetivo educacional de conhecimento.
Apontar
A seguir definiremos o objeto de conhecimento:
a presença dos elementos comuns dos esportes de marca
E o modificador
nas modalidades de corrida do atletismo
O trabalho com o desenvolvimento das habilidades é especialmente importante para a Educação Física, pois os objetos de estudo estão propostos em biênios ou triênios (1º e 2º anos, 3º a 5º ano, 6º e 7º anos, 8º e 9º anos) e a BNCC propõe que uma forma de progressão:
(...) pode tanto estar relacionada aos processos cognitivos em jogo – sendo expressa por verbos que indicam processos cada vez mais ativos ou exigentes – quanto aos objetos de conhecimento – que podem apresentar crescente sofisticação ou complexidade –, ou, ainda, aos modificadores – que, por exemplo, podem fazer referência a contextos mais familiares aos alunos e, aos poucos, expandir-se para contextos mais amplos. BNCC (2017)
Considerando que a BNCC propõe as aprendizagens essenciais para os alunos de todo o Brasil, cada currículo e cada escola deve procurar adequar essas aprendizagens à sua localidade. Algumas escolas estão em cidades litorâneas, outras em cidades pequenas no interior, outras em cidades grandes e populosas, cada uma com características próprias que devem ser valorizadas.
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