Home
  • Módulo 1 - Educação Física e conhecimento escolar
    • Aula 1 - O que a Educação Física ensina?
    • Aula 2 - O fazer como um conhecimento
  • Módulo 2 – O trabalho com os objetos de conhecimento, unidades temáticas e as habilidades da BNCC.
    • Aula 1 - As bases legais da BNCC
    • Aula 2 - As habilidades na BNCC
    • Aula 3 -Como trabalhar com as habilidades no currículo local
  • Módulo 3 – Ampliando as aprendizagens da BNCC.
    • Aula 1 - A BNCC e a Educação Física na área de linguagens
    • Aula 2 - As competências específicas da Educação Física.
    • Aula 3 - Competências gerais da BNCC
    • Aula 4 - Educação Física e interdisciplinaridade
  • Módulo 4 – Dimensões do conhecimento e progressão dos conteúdos na educação física.
    • Aula 1 - As dimensões do conhecimento da Educação Física
    • Aula 2 - A progressão dos conteúdos
    • Aula 3 - Desenvolvendo planos de aula

BNCC na prática: como planejar as aulas de Educação Física

Seja bem-vindo ao curso!

 

Este curso foi idealizado para colaborar com a sua prática pedagógica. Vivemos um momento muito importante para a educação, especialmente para a Educação Física que, apesar de ser componente curricular obrigatório na educação básica, necessita de uma definição mais clara do seu papel na escola.

 

Por isso, consideramos importante discutir dois pontos sobre a educação física na escola:

1

Discutir e elaborar melhor nossos argumentos sobre o papel da Educação Física na escola;

2

Compreender este momento pelo qual passa a educação brasileira e, especialmente a Educação Física, com a homologação da nova Base Nacional Comum Curricular, a BNCC.

Temos oportunidades e desafios. Há muito o que se discutir sobre o formato da BNCC que estabelece pela primeira vez as aprendizagens obrigatórias para os ensinos fundamental e médio.

 

 

A BNCC assumiu como abordagem a cultura corporal de movimento. Entretanto, possibilita a ampliação do foco para incluir e integrar outras abordagens da Educação Física.

 

 

Para compreender os desafios que a BNCC traz para a Educação Física, temos que observar mais detalhadamente:

O que a BNCC propõe como objeto de estudo;

O trabalho por competências e habilidades; 

A proposta de dimensões do conhecimento que devem ser contempladas nos currículos e planos de aula;

E o estabelecimento de uma progressão entre os biênios e os triênios. 

A oportunidade se reflete na característica do trabalho por competências que valoriza os conhecimentos que são importantes para Educação.  

 

Importante frisar que a BNCC não propõe uma mudança radical na forma da Educação Física ensinar, mas sim uma mudança de foco no trabalho do professor, sobre o qual iremos conversar nos módulos deste curso.

 

 

Vamos lá!

OBJETIVOS DO CURSO

Módulo 1

 

Você sabe qual o objeto de estudo da Educação Física na Escola? 

 Você vai entender como o conhecimento se manifesta nas aulas de Educação Física a partir do seu objeto de estudo.  

 

Compreender que o saber fazer é um conhecimento e as dificuldades que a Educação Física enfrenta na escola devido a natureza desse conhecimento.

 

Perceber que o trabalho por competências previsto na BNCC valoriza o conhecimento desenvolvido nas aulas de Educação Física.

Módulo 2

O que são aprendizagens essenciais?

Neste módulo você vai conhecer como as habilidades, que são as aprendizagens essenciais, são constituídas. 

 

Poderá construir habilidades relevantes para o seu currículo local.

Módulo 3

 

Que tal ir além da área de linguagens?

Aqui você vai compreender como a Educação Física compõe a área de linguagens.

 

Também irá compreender sobre os temas integradores e contemporâneos que possibilitam a transversalidade no currículo. 

Módulo 4

O que são as dimensões do conhecimento e como se aplicam nas aulas?

Neste módulo vamos entender o significado das dimensões do conhecimento. 

Organizar planos de aulas que estabeleçam interações com todas essas dimensões do conhecimento. 

E também organizar o currículo e planos de aula, propondo uma progressão entre os anos organizados em biênios e triênios. 

O que é o Impulsiona?

Entendendo

o Impulsiona

Educação

Esportiva

A ideia central do Impulsiona é contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, capacitando educadores para incentivar a prática de novos esportes na escola, trabalhar as competências socioemocionais e fortalecer a cultura esportiva em cada comunidade escolar.

Saiba Mais

O Impulsiona é uma iniciativa do Instituto Península, uma organização social que atua nas áreas de Educação e Esporte para aprimorar a formação de professores, porque acredita que eles são a base para uma educação pública de qualidade.

Acesse: www.institutopeninsula.org.br

SEU PROGRESSO NO CURSO 

Siga sua formação acessando o

Módulo 1 – A Educação Física e o conhecimento escolar