Aula 4
Educação Física e interdisciplinaridade
Iremos ampliar as sugestões sobre o desenvolvimento das competências gerais por meio da proposta de abordagens dos temas integradores.
Os temas integradores da BNCC funcionam como os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e, de acordo com a Base, são temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global. Devem ser abordados de forma transversal e integradora nos currículos e contemplados nas habilidades dos componentes curriculares de forma contextualizada (BNCC, págs. 19 e 20).
Temas integradores: como construir?
O processo de incorporação dos temas integradores ao currículo demanda, antes de mais nada, a preparação e articulação entre os componentes curriculares. A preparação inclui conversas com especialistas ou rodas de conversa entre os responsáveis pela elaboração do currículo para que se aprofundem sobre o tema, especialmente sobre aqueles com os quais se sintam menos familiarizados.
Desse modo, poderá ser feita a articulação entre os componentes curriculares e as habilidades previstas para cada componente. É importante também considerar a contextualização, ou seja, qual a ênfase que será dada ao tema de acordo com a realidade local onde se encontra professor e alunos.
A partir disso, pode-se incluir nos descritores novas unidades temáticas, novos objetos de conhecimento ou se criar novas habilidades a serem incluídas no currículo.
Como são diversos temas, é possível fazer escolhas sobre quais temas são mais relevantes para os problemas e situações que se apresentam em sua localidade.
Temas integradores e a relação com as competências gerais da BNCC.
Conforme vimos, o desenvolvimento das competências gerais nas sequências didáticas e no currículo depende do encaminhamento dado na elaboração do plano de aula.
Como os temas integradores permitem uma ampla gama de abordagens, restringir a sua participação no currículo a uma ou duas competências gerais seria reduzir a sua possibilidade de articulação entre os componentes.
Aqui iremos apenas sugerir relações entre os temas e as competências gerais com exemplos para a Educação Física, mas que não devem ser vistos como única forma de abordagem.
Direitos da criança e adolescente
As crianças e adolescentes têm direitos e deveres, portanto, devem se apropriar da noção do que isso significa, como, por exemplo, ser respeitado independente do gênero, raça, etnia, idade ou origem cultural; poder expressar sua opinião; não ser agredido psicológica, emocional, física ou sexualmente; fazer escolhas sem sofrer pressão, entre outros. Já os deveres são comportamentos e atitudes para com os outros, como por exemplo, respeitar a outra pessoa, independentemente do seu sexo, idade, nacionalidade e origens culturais, aceitar a opinião da outra pessoa, principalmente quando é diferente da própria opinião, respeitar os limites do outro, escutá-lo e permitir que faça escolhas e decida livremente, sem pressões.
Competências gerais
Competência geral 2: pensamento científico, crítico e criativo.
Competência geral 10: responsabilidade e cidadania.
Educação para o trânsito
No trânsito, estamos compartilhando o mesmo espaço público. Entre pedestres, dos pedestres com os meios de transporte e entre os meios de transporte, em situações que relacionam os nossos movimentos com o ambiente físico e social.
Competências gerais
Competência geral 9: empatia e colaboração.
Competência geral 10: responsabilidade e cidadania.
Educação ambiental
A relação da ação do ser humano no ambiente tem sido um tema cada vez mais importante na educação. Na Educação Física podemos abordar questões como a poluição ambiental e o urbanismo, que reduzem os espaços para realização das práticas corporais. Além disso, a unidade temática de práticas corporais de aventura na natureza possibilita articulação direta com esse tema.
Competências gerais
Competência geral 2: pensamento científico, crítico e criativo.
Competência geral 10: responsabilidade e cidadania
Competência geral 7: argumentação
Educação alimentar e nutricional
Este tema possibilita o desenvolvimento de sequências didáticas sobre obesidade, sedentarismo, utilização de nutrientes durante a atividade física, balanço energético, entre outros.
Competências gerais
Competência geral 8: autoconhecimento e autocuidado
Educação em direitos humanos
Esse tema dialoga com o tema direitos da criança e adolescente. Há uma possibilidade de trabalhar a projeção dos direitos da criança e adolescente para os direitos que incluem todos os seres humanos. Os alunos têm que compreender que devem garantir os seus direitos, mas também respeitar e garantir os direitos de qualquer ser humano. A natureza dos seres humanos é controversa e é no espaço de coletividade que o ambiente escolar proporciona que se aprende a lidar da melhor maneira possível com a diversidade.
Competências gerais
Competência geral 7: argumentação
Competência geral 9: empatia e cooperação
Competência geral 10: responsabilidade e cidadania
Educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
O Brasil é um país de composição multirracial. Essa característica possibilita um rico aprendizado cultural que precisa ser expandido na escola. Compreender de maneira mais aprofundada essas questões é papel da educação, possibilitando que os alunos desenvolvam um senso crítico e combativo em relação a preconceitos e estereótipos que muitas vezes são atribuídos às minorias.
Competências gerais
Competência geral 3: repertório cultural
Competência geral 7: argumentação
Competência geral 9: empatia e cooperação
Competência geral 10: responsabilidade e cidadania
Saúde
Além de ser passível de integração com outros temas integradores, o tema saúde se relaciona de forma bastante importante com a Educação Física. Questões como qualidade de vida, sedentarismo, atividade física, exercício físico, entre outras, constituem aprendizagens importantes para serem desenvolvidas com os alunos.
Competências gerais
Competência geral 8: autoconhecimento e autocuidado
Vida familiar e social
Esse tema possibilita estabelecer situações de aprendizagem nas quais possam compreender a composição e a organização familiar, valorizar e integrar a sua participação ao ambiente escolar, considerar que as famílias constituem o núcleo de onde os alunos vieram e, portanto, influenciam seu modo de ser e agir.
Competências gerais
Competência geral 4: comunicação
Competência geral 9: empatia e cooperação
Competência geral 10: responsabilidade e cidadania
Educação para o consumo e educação financeira e fiscal
Este tema possibilita reflexões acerca do ter e o ser. Os meios de comunicação influenciam nosso consumo. A todo momento vemos comerciais com esportistas de sucesso associados a marcas e produtos. Desde produtos relacionados às modalidades que eles praticam, como chuteiras, calçados, roupas, relógios, óculos entre outros equipamentos, até de produtos que não se relacionam com a modalidade, como shampoo, carros, bebidas, equipamentos de barbear, entre outros.
Competências gerais
Competência geral 2: pensamento crítico e científico
Competência geral 10: responsabilidade e cidadania
Trabalho, ciência e tecnologia
Esse tema é bastante abrangente e permite inúmeras interpelações entre os componentes. Pode-se, por exemplo, dialogar com os alunos sobre o esporte como profissão. Não só na perspectiva do tornar-se atleta, mas em outras carreiras associadas ao esporte, como técnicos, preparadores físicos, fisiologistas, massagistas, fisioterapeutas, médicos, profissionais de marketing, jornalistas, publicitários, entre outras. A ciência e a tecnologia também estão muito presentes e atuais nos esportes: materiais esportivos que utilizam de tecnologia, os jogos eletrônicos que adquiriram status de esporte, os avanços de pesquisas que propõe modalidades de exercícios específicas para diferentes grupos e com diferentes objetivos, como idosos, crianças, cardiopatas, diabéticos etc.
Competências gerais
Competência geral 2: pensamento crítico e científico
Competência geral 5: cultura digital
Competência geral 6: trabalho e projeto de vida
Competência geral 10: responsabilidade e cidadania
Importante destacar mais uma vez que os tema integradores devem ser trabalhados de acordo com a perspectiva que mais se conecta à realidade local.
Devemos considerar esses temas como uma oportunidade para integrar as disciplinas e não como uma obrigação a mais na elaboração dos currículos e planos de aulas.
Além disso, as competências gerais descritas são apenas sugestões a serem desenvolvidas pelos temas. Durante o planejamento coletivo envolvendo os componentes curriculares, cada um definirá quais as competências gerais que podem ser desenvolvidas de acordo com o encaminhamento dos seus planos de ensino.
Esse planejamento coletivo envolvendo os temas é uma oportunidade para a Educação Física tornar claro para os demais sobre o seu objeto de estudo e sobre como se processam as aprendizagens e o desenvolvimento das competências gerais nas aulas.
Além disso, nós da Educação Física podemos trocar experiências com os professores das outras disciplinas sobre como se processam os conhecimentos na lógica do saber sobre que é uma dimensão do conhecimento que a BNCC estabelece e valoriza nas aulas de Educação Física e que iremos desenvolver em mais detalhes no módulo quatro deste curso.
Relembrando
Neste módulo vimos:
A caracterização da Educação Física integrando a área de linguagens;
As competências Específicas de Educação Física e as Competências Gerais da BNCC;
O desenvolvimento das competências gerais da BNCC por meio dos temas integradores, que são temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global.
Parabéns!
Você chegou ao final do Módulo 3 - Ampliando as aprendizagens da BNCC.
Siga sua formação acessando o módulo 4
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