Aula 2
As competências específicas da Educação Física.
Competências específicas da Educação Física
1. Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.
2. Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.
3. Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.
4. Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.
5. Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.
6. Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.
7. Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.
8. Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde.
9. Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto comunitário.
10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Em teoria, as habilidades, que são as aprendizagens essenciais, devem desenvolver as competências específicas do componente curricular, que devem estar conectadas às competências específicas da área de conhecimento, que por sua vez devem levar ao desenvolvimento das competências gerais.
Nessa configuração, deveríamos nos preocupar em desenvolver 26 competências! Seriam dez da Educação Física, seis da área de linguagens e dez competências gerais da BNCC
Interessante notar que as competências da Educação Física estão muito conectadas às habilidades da disciplina, inclusive no modo como foram descritas.
Exemplificando
Competência específica 10:
Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Habilidade para o 3º a 5º ano:
(EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.
Habilidade para o 6º e 7º ano:
(EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
O mesmo ocorre quando analisamos as competências da área de linguagens e as competências gerais.
Exemplificando
Competência 3 da área de linguagens:
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
Competência geral 4
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
O texto de introdução da BNCC descreve que as habilidades são as aprendizagens essenciais que concorrem para assegurar aos estudantes o desenvolvimento das 10 competências gerais.
Portanto, deve-se dar maior importância para propor situações de aprendizagem que levem os alunos, intencionalmente, ao desenvolvimento das competências gerais da BNCC.
A proposta de que todos os componentes curriculares também desenvolvam as competências gerais também possibilita uma integração entre as áreas de conhecimento e entre os componentes curriculares.
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