O Arco Ocupacional é um grupo de formações associadas entre si pela atividade-fim de seu conjunto, em geral em um mesmo ambiente de trabalho. Representa um leque de atividades, ocupações ou profissões que se complementam para que um ou mais conjuntos de técnicas possam ser implementadas em direção à elaboração de um mesmo produto ou serviço.

Exemplo: camareira, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha, auxiliar de manutenção, garçom, cozinheiro, recepcionista hoteleiro, gerente de hospedagem. Atividades que viabilizam o funcionamento de um hotel.

Observe o arco ocupacional de um hotel:

Esquema formado por um círculo amarelo no centro com flechas pretas que apontam para retângulos azuis. Em cada um deles há uma profissão e um desenho representativo. No topo, em sentido horário: Camareira, uma mulher arruma o lençol de uma cama Auxiliar de limpeza, uma mulher aspira o chão Auxiliar de cozinha, numa bancada, de um lado o chef, do outro uma mulher. Auxiliar de manutenção, um homem usa um cinto para ferramentas e carrega uma maleta Cozinheiro, uma mulher cozinha num fogão. Gerente de hospedagem, um homem segura uma pasta debaixo do braço. Garçom, em homem carrega um colche com a mão esquerda e uma toalha suspensa no antebraço direito. Recepcionista/hoteleiro, uma mulher em pé, atras de um balcão de recepção.

Figura 07 - Fonte: Imagem produzida pela equipe gráfica do projeto.

Atenção

A interprofissionalidade vai além do arco ocupacional, pois envolve todos os trabalhadores que não aparecem durante o desenvolvimento de uma obra. No exemplo acima, envolve inclusive o arquiteto e os operários da construção do hotel, entre muitos outros.

Assim, quando pensada no campo da EPT, a Educação Interprofissional (EIP) passa a se comprometer “com uma formação para o interprofissionalismo, no qual o trabalho de equipe, a discussão de papéis profissionais, o compromisso na solução de problemas e a negociação na tomada de decisão são características marcantes” (BATISTA, 2012, p. 26). Ela reconhece a complexidade do trabalho e a “colaboralidade”.

Três competências profissionais ganham destaque aqui:

  • ❯❯competências comuns a todas as profissões envolvidas na obra do trabalho;
  • ❯❯outras competências específicas da área de cada profissional;
  • ❯❯competências de colaboração.

Tais competências colaborativas envolvem desde o reconhecimento e respeito pelo trabalho de profissionais de outra especialidade, como também a participação no planejamento, a negociação, o trabalho em rede (BATISTA, 2012, p. 26).

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