O que é "profissionalizar-se" e profissionalizar o outro? Uma pergunta pouco discutida, mesmo em Educação Profissional.

Pode-se buscar definir o termo e seus diversos sentidos e, também, entender os modos pelos quais alguém se torna um profissional, seja porque passa a se considerar como tal, porque recebeu a formação para isso; ou porque é reconhecido socialmente, seja por uma instituição legitimadora ou pela comunidade na qual exerce seu ofício.

Wittorski (2008, 2014) é um autor que chama a atenção por propor uma definição de profissionalização a partir de três sentidos diferentes:

  • ❯❯a profissionalização das atividades, ou até dos métiers, no sentido da organização social de um conjunto de atividades (criação de regras de exercício dessas atividades, reconhecimento social de sua utilidade, construção de programas de formação para essas atividades, etc.);
  • ❯❯a profissionalização dos atores, no sentido, ao mesmo tempo, da transmissão de saberes e de competências (consideradas necessárias para exercer a profissão) e da construção de uma identidade de profissional;
  • ❯❯a profissionalização das organizações, no sentido da formalização de um sistema de expertise por e na organização” (p. 899).
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