Há muitas outras contribuições deste debate que mostram como se organizam, como se produzem, como se orientam processos de profissionalização em suas diversas práticas sociais.

Fique por dentro

Você pode ler mais a respeito no texto A contribuição da análise das práticas para a profissionalização dos professores

Para estimular a reflexão a respeito, veja o quadro abaixo e pense nas questões a seguir a partir de Wittorski (2008):

Um painel com três ícones em forma de retângulo posicionados em forma de triangulo. No topo, em amarelo – EMPRESA. Abaixo, à esquerda, em azul – INDIVIDUO. À direita, em vermelho – INSTITUIÇÃO DE ENSINO.

Figura 02 - Fonte: Imagem produzida pela equipe gráfica do projeto.

No processo de profissionalização, o que cada ator pode esperar do outro? Pense na relação do indivíduo com a Organização/Empresa, e com a Instituição de Ensino. Faça o mesmo em relação ao que a Instituição de Ensino espera da Organização/Empresa e esta da Instituição de Ensino. E estes, do indivíduo?

Agora pense no que cada um pode fazer para desenvolver a profissionalidade do trabalhador.

×