Ora, as técnicas, como saberes fundamentais e complexos do ser humano, precisam ser descritas, compreendidas em sua estrutura lógica, sistematizadas, organizadas, lembradas, transformadas e muitas vezes inventadas (SIGAUT, 2009; VIEIRA PINTO, 2005; HAUDRICOURT, 1987).

É aqui que entra em cena a Tecnologia. Mas...

O que é Tecnologia?


No centro de um retângulo, o desenho da figura humana, à esquerda três ícones, à direita dois.
  • A tecno-logia (teckhne + logos) é uma ciência, no sentido amplo de estudos sistematizados, compartilhado por uma comunidade de praticantes e pesquisadores.

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  • É preciso diferenciar esta definição epistemológica de tecnologia do seu sentido comum de objetos tecnológicos (computador, celular, software, por exemplo), pois este sentido não é suficiente para constituir um norte para Educação Profissional e o mundo do trabalho.

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  • Para entender a importância da Tecnologia como ciência da técnica, é preciso entender que a técnica não é mera “aplicação da ciência” e a tecnologia não é um subproduto da ciência, mais bonito, moderno e reluzente do que a técnica.

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  • Como ciência da técnica, a Tecnologia deixa de se confundir com uma simples aplicação da “Ciência” porque seu objeto de estudo, as técnicas, têm características próprias e envolvem um acúmulo de saberes, uma tradição, nem sempre reconhecidos nas demais disciplinas científicas.

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  • Apesar de muitas vezes se nutrirem destas Ciências que se consolidaram nos últimos dois séculos (Física, Química, Biologia etc.), a técnica veio muito antes da “Ciência”, que, em seu sentido moderno, é muito recente se considerarmos a história da humanidade. Por isso, a ciência pode ser chamada de "filha da técnica" (MORAES, 2016)

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Figura 08 - Fonte: Imagem produzida pela equipe gráfica do projeto

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