Trabalho, Técnica e Tecnologia são termos chave para entender a Educação Profissional. No entanto, raramente são pensados como forma de saber e acabam reduzidos ao senso comum. Vamos então nos debruçar um pouco melhor sobre o saber técnico-profissional e a tecnologia?

O primeiro ponto é incorporar os “sentidos” do saber técnico.

Saber e sabor. São palavras com uma origem comum (sapere, sapientia...). Não é à toa: o saber passa pelo corpo, por uma experiência sensorial. Quando uma palavra ganhou sentido, ganhou sabor, dizia o pensador Roland Barthes (2002). Mas o saber não é só palavra. Uma experiência pode suscitar um gosto novo - um saber novo. Novas experiências, por sua vez, podem alterar este sabor.

Um trabalhador vive esta experiência!

A Técnica como Saber
Figura 01 - Fonte: Freepick/Freepick
Figura 02 - Fonte: Pixabay
Figura 03 - Fonte: Freepick
Figura 04 - Fonte: Pixabay

Para entender melhor a sabedoria da ação, também precisamos suspeitar da insuficiência explicativa dos pares saber/fazer, teoria/prática, intelectual/manual, conhecimento/ação (BARATO, 2016). Esses pares simplesmente não são adequados ou suficientes para explicar nem para agir quando se trata do trabalho e da formação para o trabalho, mesmo que, faltando palavras, venhamos a recorrer a eles.

×