em destaque, um quadrado vermelho de moldura azul. No canto superior esquerdo, e inferior direito, o sinal de aspas em azul escuro.
Trabalho, Técnica e Tecnologia são termos chave para entender a Educação Profissional. No entanto, raramente são pensados como forma de saber e acabam reduzidos ao senso comum. Vamos então nos debruçar um pouco melhor sobre o saber técnico-profissional e a tecnologia?
O primeiro ponto é incorporar os “sentidos” do saber técnico.
Saber e sabor. São palavras com uma origem comum (sapere, sapientia...). Não é à toa: o saber passa pelo corpo, por uma experiência sensorial. Quando uma palavra ganhou sentido, ganhou sabor, dizia o pensador Roland Barthes (2002). Mas o saber não é só palavra. Uma experiência pode suscitar um gosto novo - um saber novo. Novas experiências, por sua vez, podem alterar este sabor.
Um trabalhador vive esta experiência!
Para entender melhor a sabedoria da ação, também precisamos suspeitar da insuficiência explicativa dos pares saber/fazer, teoria/prática, intelectual/manual, conhecimento/ação (BARATO, 2016). Esses pares simplesmente não são adequados ou suficientes para explicar nem para agir quando se trata do trabalho e da formação para o trabalho, mesmo que, faltando palavras, venhamos a recorrer a eles.