Qual a diferença, então, entre o saber técnico e o saber dito “científico” (seria melhor dizer: das outras ciências)?

O saber científico é, predominantemente, explicativo, teórico, verbal, é “discurso sistematizado” (BARATO, 2004). Inclui métodos e realizações materiais (técnicas, vale dizer), porém estes não constituem seu escopo, sua finalidade.

Infelizmente, é muito comum privilegiar-se esta forma do conhecimento em Educação Profissional, de modo que “qualquer experimentação, execução, manipulação está fora do jogo” (BARATO, 2008, p. 8).

Pior ainda, perde-se de vista o processo de intervenção, que tem um sentido especial para aquele que consegue realizá-lo ou participar de sua realização. Assim, se se reduzir a técnica à “prática”, esta virá sempre depois da “teoria”, como sua “ilustração”.

Por isso, Barato propõe abandonar em nosso discurso e fazer em Educação Profissional o par “Teoria/Prática”, já que não serve para explicar o saber técnico ou para orientar o ensino.

Resumiremos aqui estas considerações dizendo que, como forma de saber fundamental em nossa vida, a técnica possui diversos sentidos (ALLAIN, GRUBER, WOLLINGER, 2020):

reparo em poste elétrico

Figura 07 - Fonte: Freepick

×