A dimensão da cultura técnica de uma profissão, longe de ser fechada, é aberta e conectável aos outros planos da cultura.

Em suma, observando as dimensões até agora esboçadas, podemos inferir que a inserção do sujeito aprendiz na cultura do trabalho (e em seus nexos com as “outras” culturas) representa, muitas vezes, uma exposição significativa e contextualizada a muitos dos desafios da cidadania.

No GIF, surgem caixas de texto: Dimensão Estética. Dimensão Ética. Dimensão Pessoal. Dimensão Identitária e Dimensão Cultural. Sobre a imagem colorida de um homem de capacete amarelo e luvas que segura um painel de controle de uma máquina.

Figura 13 - Fonte: Freepick (editada pela equipe gráfica do projeto).

Com isso, avaliamos melhor o poder transformador da educação profissional para o sujeito. Isso vale para o adulto que nunca teve a chance de receber uma formação técnica/tecnológica e passa a poder exercer uma profissão, empoderar-se tecnicamente, emancipar-se social, econômica e culturalmente. Isso vale também para o jovem que tem a possibilidade de passar por experiências bem diversas daquelas que o ensino exclusivamente propedêutico (que apenas prepara para outra etapa formativa) oferece.

Duas imagens coloridas, à esquerda dois profissionais de perfil, usam touca descartável, jaleco branco e luvas de látex, eles estão numa produção e apontam para frente. À direita, um homem de touca e jaleco descartável, fecha a escotilha de uma máquina industrial.

Figura 14 - Fonte: Freepick

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