Para quem aprende uma atividade profissional, a relação entre saberes consolidados e formalizados (as ditas “teorias”) e o conjunto de fazeres-saberes profissionais nem sempre visíveis, valorizados ou explicitados (que muitos chamariam - injustamente - de “prática”) a serem desenvolvidos para se tornar um profissional, é mais sutil e rica do que uma relação entre um modelo ideal (teoria) a ser imediatamente transferível e aplicável na “prática”.

Sem descartar modelos teóricos (são importantíssimos ou até essenciais em muitos casos), vejamos o que se ganha na compreensão da aprendizagem profissional que se preocupa em entender o que acontece na vida de um adulto e de um trabalhador.

 
Fotografia em close, braços masculinos seguram uma tesoura de poda aberta, próximo a galhos.

Figura 04 - Fonte: Freepick

O esquema se forma “no decorrer de uma atividade e de uma experiência, no encontro com uma variedade de situações, cujas propriedades são diferentes” (PASTRÉ; MAYEN; VERGNAUD, 2019, p. 18)

Um esquema formado por um retângulo amarelo centralizado e mais cinco ao redor. No retângulo central, “ESQUEMA” em letras brancas sobre fundo amarelo. E os demais são azuis, e sobre eles pontos de interrogação brancos sobre círculos vermelhos dão acesso aos links.
  • O esquema se forma “no decorrer de uma atividade e de uma experiência, no encontro com uma variedade de situações, cujas propriedades são diferentes”.

    Close
  • Não é exatamente um "conceito" no sentido de um conteúdo do pensamento ou conhecimento, e, sim, um modo de organizar a ação (mental e fisicamente) por parte do trabalhador.

    Close
  • Tais esquemas se constituem desde o desenvolvimento de atividades geralmente associadas às capacidades sensório-motoras - como quando aprendemos a subir uma escada.

    Close
  • Mas esquemas também são fundamentais em atividades e situações mais complexas: um atendimento hospitalar, o desenvolvimento de um software, a modelagem de uma roupa, uma mediação professor-aluno.

    Close
  • Esquemas integram um “modelo operativo” que o trabalhador vai construindo ao longo do tempo.

    Close

Figura 05 - Fonte: Imagem produzida pela equipe gráfica do projeto.

×