Vamos falar agora sobre alguns aspectos do trabalho sobre os quais você talvez já tenha refletido (que bom!), mas que nos parecem muito importantes serem aprofundados, considerando sua relevância para uma melhor compreensão da Educação Profissional e do papel que ela pode ter em nossas vidas.

Iniciaremos com uma ideia ainda pouco explorada: a da obra do trabalho, isto é:

O trabalho é constituído por obras, ou seja, por atividades, empreendidas por pessoas, com objetivos específicos, contextos particulares, mas em conexão com diversas dimensões laborais e sociais.

Vale ressaltar que obra, aqui, é utilizada em sentido amplo, de uma realização de que todo trabalhador participa, com seu trabalho, mas que não é necessariamente individual, embora carregue as marcas pessoais de cada trabalhador. Tampouco é necessariamente “material”, em sentido estrito.

técnicos da construção civil

Figura 01 - Fonte: Freestock/Freepik

Jarbas Novelino Barato coloca, assim, a obra do trabalho como referência metodológica fundamental na Educação Profissional, mas também como forma privilegiada de mediar a aprendizagem do futuro trabalhador.

Em torno da palavra “OBRA” que está centralizada, seis flechas apontam para etiquetas auto adesivas, amarelas, vermelhas e azuis. Em cima, à esquerda na etiqueta amarela: “Poderoso e transformador “principio organizador das atividades de aprendizagem em programas de formato profissional” (Barato, 2008. P.14). Ao lado, na etiqueta vermelha: “Coloca o aprendiz em contato com as dimensões cognitivas, éticas, estéticas e culturais do trabalho.” Na azul: “Permite também uma identificação do sujeito e autorreconhecimento. Outra amarela: “É ao mesmo tempo a matéria do trabalho, mediação com o outro (e consigo mesmo) e parte do ethos do trabalhador”. Outra azul: “Envolve a ética do “fazer bem feito”. Vermelha: “É nela que materializa, enfim, a arte do trabalhador – sua dimensão, estética, que aparece, por exemplo, quando o pedreiro aprecia os detalhes da casa construída”. Azul: “A obra do trabalho recebe os traços de quem a produziu. (Guérin et al, 2001 p.18)

Figura 02 - Fonte: Imagem produzida pela equipe gráfica do projeto.

×