Vamos falar agora sobre alguns aspectos do trabalho sobre os quais você talvez já tenha refletido (que bom!), mas que nos parecem muito importantes serem aprofundados, considerando sua relevância para uma melhor compreensão da Educação Profissional e do papel que ela pode ter em nossas vidas.
Iniciaremos com uma ideia ainda pouco explorada: a da obra do trabalho, isto é:
Em destaque, um quadrado vermelho de moldura azul. No canto superior esquerdo, e inferior direito, o sinal de aspas em azul escuro.
O trabalho é constituído por obras, ou seja, por atividades, empreendidas por pessoas, com objetivos específicos, contextos particulares, mas em conexão com diversas dimensões laborais e sociais.
Vale ressaltar que obra, aqui, é utilizada em sentido amplo, de uma realização de que todo trabalhador participa, com seu trabalho, mas que não é necessariamente individual, embora carregue as marcas pessoais de cada trabalhador. Tampouco é necessariamente “material”, em sentido estrito.
Figura 01 - Fonte: Freestock/Freepik
Jarbas Novelino Barato coloca, assim, a obra do trabalho como referência metodológica fundamental na Educação Profissional, mas também como forma privilegiada de mediar a aprendizagem do futuro trabalhador.
Figura 02 - Fonte: Imagem produzida pela equipe gráfica do projeto.