Entre os benefícios de se realizar uma tecnografia, vimos que, além de permitir que educadores entendam melhor os saberes-fazeres dos trabalhadores, permite despertar o interesse dos estudantes por atividades profissionais específicas.
É importante que você faça o exercício a seguir em seu contexto de atuação e procure refletir sobre como a realização de uma análise de atividade profissional poderá contribuir para o seu papel de educador na orientação para a Educação Profissional de seus alunos.
Se quiser entender de forma mais detalhada como deve ser realizada a tecnografia, ouça o podcast que preparamos para te ajudar.
Abaixo do texto três plugins lado a lado.
Dentro de um retângulo um fone de ouvido que é o play do áudio.
Escolha da situação de trabalho e instrumentos para tecnografia
Prática de observação e registro
Reflexões sobre o fazer da tecnografia
Em destaque, um retângulo vermelho com contorno azul, texto em branco e no canto inferior direito um desenho de mão e o dedo indicador aponta para o centro sobre um ponto piscante.
Fique por dentro
Sugerimos então que realize tecnografias para conhecer melhor as atividades dos trabalhadores e entender o que está em jogo nelas. Pode realizar tecnografias com seus estudantes, individualmente ou em grupos. É um momento muito rico em aprendizagens. Para isso preparamos um modelo de orientações que poderá utilizar, disponível abaixo
Abaixo, em destaque, um retângulo vermelho com contorno azul e o texto em branco.
Material Complementar
Conheça também o Guia "Análise da atividade como estratégia de ensino na educação profissional"