Para explicitar as aprendizagens que devem garantidas ao longo da Educação Básica a fim de assegurar, como resultado do processo de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento das competências gerais, a BNCC tem uma estrutura própria para cada etapa – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em conformidade com seus fundamentos pedagógicos e com os ordenamentos legais.
Ainda que essa estrutura não represente um modelo único de arranjo curricular que obrigatoriamente deve ser adotado nos currículos e propostas pedagógicas de todo o país, ela pretende ser clara e precisa na explicitação do que se espera que todos os alunos aprendam nos diferentes momentos de sua escolarização, de modo a subsidiar sistemas, redes e escolas.
Veja como a BNCC está organizada:
Conteúdo dividido por Accordion
Direitos de aprendizagem e de desenvolvimento | Campos de experiência | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
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São seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento: Conviver; Brincar; Participar; Explorar; Expressar e Conhecer-se. |
São cinco campos nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver:
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Os objetivos são organizados por faixa etária (bebês, crianças muito pequenas, crianças pequenas) para cada campo de experiência. |
Áreas do conhecimento: | Componentes: | Unidades temáticas: | Objetos de conhecimento: | Habilidades: |
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São cinco áreas do conhecimento, conforme definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais: LINGUAGENS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS DA NATUREZA, CIÊNCIAS HUMANAS e ENSINO RELIGIOSO. Há competências estabelecidas para cada área. |
São nove componentes curriculares, abrigados nas áreas do conhecimento: língua portuguesa, arte, educação física e língua inglesa (LINGUAGENS), matemática (MATEMATICA), ciências (CIÊNCIAS DA NATUREZA), história e geografia (CIENCIAS HUMANAS), ensino religioso (ENSINO RELIGIOSO). Há competências específicas estabelecidas para cada um dos componentes. |
As unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares. Há unidades temáticas comuns aos anos iniciais e finais e unidades temáticas específicas para cada fase do Ensino Fundamental. |
Referem-se a conteúdos, conceitos e processos mobilizados em diferentes habilidades, relativos a cada unidade temática. |
Expressam as aprendizagens essenciais relativas aos objetos de conhecimento que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares. |
Áreas do conhecimento: | Componentes: | Aprendizagens comuns: | Habilidades: |
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As áreas do conhecimento definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio são: 1. Linguagens e suas Tecnologias, 2. Matemática e suas Tecnologias, 3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias, 4. Ciências Humanas e Sociais aplicadas. Há competências estabelecidas para cada área. |
Os componentes curriculares obrigatórios esta etapa são: 1. Língua Portuguesa, 2. Matemática. Há competências específicas estabelecidas para cada um dos componentes. |
Os currículos e as propostas pedagógicas devem garantir as aprendizagens essenciais definidas na BNCC e contemplar, sem prejuízo da integração e articulação das diferentes áreas do conhecimento, estudos e práticas de: • Língua Portuguesa; • Matemática; • Conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política; • Arte; • Educação Física; • História do Brasil e do mundo; • História e cultura afro-brasileira e indígena; • Sociologia e Filosofia; • Língua inglesa. |
Para assegurar o desenvolvimento das competências específicas de área, a cada uma delas é relacionado um conjunto de habilidades, que representa as aprendizagens essenciais a ser garantidas no âmbito da BNCC a todos os estudantes do Ensino Médio. Elas são descritas de acordo com a mesma estrutura adotada no Ensino Fundamental. |