Para explicitar as aprendizagens que devem garantidas ao longo da Educação Básica a fim de assegurar, como resultado do processo de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento das competências gerais, a BNCC tem uma estrutura própria para cada etapa – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em conformidade com seus fundamentos pedagógicos e com os ordenamentos legais.

Ainda que essa estrutura não represente um modelo único de arranjo curricular que obrigatoriamente deve ser adotado nos currículos e propostas pedagógicas de todo o país, ela pretende ser clara e precisa na explicitação do que se espera que todos os alunos aprendam nos diferentes momentos de sua escolarização, de modo a subsidiar sistemas, redes e escolas.

Veja como a BNCC está organizada:

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No contexto da Educação Infantil: Fotografia de um quadro negro com o desenho de um foguete, do lado direito do quadro. O foguete está desenhado com giz cor branca e pintado com giz cor azul. Na frente do foguete estão colocados lápis, canetas e giz de cera, de diferentes tamanhos e cores, presos por um elástico amarelo representando o corpo do foguete apoiados numa mesa. Cinco giz de lousa estão caidos na mesa,ao redor do corpo do foguete. Três nuvens estão desenhadas acima do foguete no quadro negro.
Direitos de aprendizagem e de desenvolvimento Campos de experiência Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

São seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento:

Conviver; Brincar; Participar; Explorar; Expressar e Conhecer-se.

São cinco campos nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver:

  1. O eu, o outro e o nós;
  2. Corpo, gestos e movimentos;
  3. Traços, sons, cores e formas;
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Os objetivos são organizados por faixa etária (bebês, crianças muito pequenas, crianças pequenas) para cada campo de experiência.

No contexto do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Fotografia de uma mesa com diversos itens escolares espalhados de uma forma organizada para que todos os itens apareçam: canetinhas coloridas, lápis coloridos, régua, durex, borracha branca, clips e prendedores de papel coloridos, apontador de metal, tesoura vermelha.
Áreas do conhecimento: Componentes: Unidades temáticas: Objetos de conhecimento: Habilidades:

São cinco áreas do conhecimento, conforme definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais: LINGUAGENS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS DA NATUREZA, CIÊNCIAS HUMANAS e ENSINO RELIGIOSO. Há competências estabelecidas para cada área.

São nove componentes curriculares, abrigados nas áreas do conhecimento: língua portuguesa, arte, educação física e língua inglesa (LINGUAGENS), matemática (MATEMATICA), ciências (CIÊNCIAS DA NATUREZA), história e geografia (CIENCIAS HUMANAS), ensino religioso (ENSINO RELIGIOSO). Há competências específicas estabelecidas para cada um dos componentes.

As unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares. Há unidades temáticas comuns aos anos iniciais e finais e unidades temáticas específicas para cada fase do Ensino Fundamental.

Referem-se a conteúdos, conceitos e processos mobilizados em diferentes habilidades, relativos a cada unidade temática.

Expressam as aprendizagens essenciais relativas aos objetos de conhecimento que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares.

No contexto do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Fotografia de uma mesa com diversos itens escolares espalhados de uma forma organizada para que todos os itens apareçam: canetinhas coloridas, lápis coloridos, régua, durex, borracha branca, clips e prendedores de papel coloridos, apontador de metal, tesoura vermelha.
Áreas do conhecimento: Componentes: Aprendizagens comuns: Habilidades:

As áreas do conhecimento definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio são:

1. Linguagens e suas Tecnologias,

2. Matemática e suas Tecnologias,

3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias,

4. Ciências Humanas e Sociais aplicadas.

Há competências estabelecidas para cada área.

Os componentes curriculares obrigatórios esta etapa são:

1. Língua Portuguesa,

2. Matemática.

Há competências específicas estabelecidas para cada um dos componentes.

Os currículos e as propostas pedagógicas devem garantir as aprendizagens essenciais definidas na BNCC e contemplar, sem prejuízo da integração e articulação das diferentes áreas do conhecimento, estudos e práticas de:

• Língua Portuguesa;

• Matemática;

• Conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política;

• Arte;

• Educação Física;

• História do Brasil e do mundo;

• História e cultura afro-brasileira e indígena;

• Sociologia e Filosofia;

• Língua inglesa.

Para assegurar o desenvolvimento das competências específicas de área, a cada uma delas é relacionado um conjunto de habilidades, que representa as aprendizagens essenciais a ser garantidas no âmbito da BNCC a todos os estudantes do Ensino Médio. Elas são descritas de acordo com a mesma estrutura adotada no Ensino Fundamental.